
Equipamento que terá o maior oceanário da América Latina chega hoje às mãos do secretário de Turismo
O projeto básico do que será o maior aquário e oceanário da América Latina será entregue, hoje, ao secretário de Turismo, Bismarck Maia. O equipamento, que será erguido na Praia de Iracema, na antiga sede do Dnocs (Departamento Nacional de Obras contra a Seca), já tem data marcada para o lançamento do edital de licitação: 1º de abril, segundo informou ontem o secretário estadual de Turismo, Bismarck Maia.
O projeto básico traz a arquitetura do equipamento, detalhando as áreas do aquário, e já uma estimativa do valor da obra, que será custeada com recursos do Tesouro estadual. O documento será levado, a partir de então, à Secretaria de Infra-Estrutura, que realizará, juntamente com o Departamento de Edificações e Rodovias (DER) a elaboração do edital de licitação, utilizando os valores da tabela do governo.
Antes de ser licitada, a obra será discutida em audiência pública, a 15 dias úteis do lançamento do edital.
A abertura das propostas técnicas para habilitação das empresas e consórcios interessados em realizar o projeto será feita do dia 5 de maio. ´Esta é uma estrutura âncora para o turismo do Estado. Nós queremos que ela esteja pronta até o dia 31 de julho do ano que vem, este é o prazo´, espera o titular da pasta de Turismo.
O aquário de Fortaleza foi apresentado ontem pelo secretário durante a reunião entre o governador Cid Gomes e a prefeita Luizianne Lins, na residência oficial do chefe do Executivo estadual. Uma apresentação mais detalhada, informando impactos econômico-financeiros do equipamento, com base em exemplos de estruturas semelhantes em outras cidades do mundo, será levada aos shoppings da cidade, em uma campanha de divulgação que iniciará ainda antes da conclusão do processo licitatório.
´Este é um equipamento que poucas pessoas no mundo compreendem a sua grandeza, os impactos na indústria, na geração de emprego e renda. Teremos estes dados detalhados em meados de março e iremos apresentá-los à sociedade, em uma maquete eletrônica em 3D [terceira dimensão] e um filme bem explicativo´.
Segundo Maia, o diferencial do aquário de Fortaleza é que ele, além do espaço contemplativo, terá áreas de lazer, com brinquedos simulando navegação interna, áreas de mergulho, entre outros. ´Ele terá uma interação grande, coisa que não existe nos maiores aquários do mundo´, comenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário