quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Ciência fantasma no acelerador de partículas?

Ciência
fantasma no acelerador de partículas?

Coisas estranhas andaram acontecendo com o acelerador de partículas Tevatron, enquanto físicos aguardam pelos reparos no aparelho que está localizado na Suiça. Pesquisadores dizem que o Tevatron tem produzido partículas que são, à primeira vista, incapazes de ser explicadas usando o modelo padrão da Física. Eles consideram que essa seria uma das mais importantes descobertas das últimas décadas.

Teóricos já oferecem explicações que envolvem partículas invisíveis, capazes de se contrapor ao convencional da Física moderna. A constatação é tão controversa que cerca de um terço das 600 pessoas que participam desse trabalho científico se recusa a colocar seus nomes na página 69 - destinada a essa descoberta e que foi publicada pelo servidor arXiv .

As misteriosas partículas foram detectadas no decorrer das colissões de prótons e anti-prótons. Investigadores estavam usando o acelerador para estudar as partículas criadas. Em alguns experimentos, o Collider Detector no Fermilab-CDF detectou um excesso de partículas chamado 'muões' e os investigadores não podiam explicar de onde vieram.

Nenhum comentário: