
O primeiro norte-americano a vencer o Prêmio Nobel de Economia, Paul Samuelson, morreu neste domingo, aos 94 anos, em Belmont, Massachusetts, após ebgrentar um curto período de doença. A informação foi confirmada pelo Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT).
Samuelson conquistou o Nobel de Economia em 1970. Ele foi o criador do sistema de análise em que se baseia a economia moderna, no qual a matemática é aplicada ao equilíbrio entre preços e oferta e procura.
"Paul Samuelson transformou tudo o que tocou: as bases teóricas de seu campo, a maneira de abordar a economia em todo o mundo, os valores e a importância de seu departamento, as práticas de investimento do MIT e as vidas de seus colegas e estudantes", disse a presidente do Instituto Tecnológico de Massachusetts, Susan Hockfield.
Paul Anthony Samuelson nasceu em Gary, Indiana, em 1915. Ele se formou na Universidade de Chicago e fez mestrado e doutorado em Harvard. Foi conselheiro dos presidentes John F. Kennedy e Lyndon Johnson e, durante muitos anos, escreveu uma coluna popular na revista Newsweek. Samuelson era casado e deixa seis filhos e 15 netos.
Fonte: G1.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário